quarta-feira, 17 de novembro de 2021

 

Texto alternativo: imagem retangular horizontal contém uma colagem que consiste em diversos olhos na parte superior, predominantemente em preto e branco. Na parte inferior do retângulo há 8 mãos com humanas com olhos na palma da mão. Há um leve efeito de fumaça num gradiente do azul para o rosa-claro sobre a imagem.

Equipe Galeria Cañizares 2021/02.

Oi! Gente! Eu, Gê, aqui de novo. 


No segundo semestre de 2021 foi formada uma equipe humana completamente disposta me ajudar a criar esta nova etapa. A pandemia abrandou, e lentamente comecei a receber mais a presença humana em meus espaços. Com vocês, meus pimpolhos:

Coordenação

Cristiano Piton


Professor Doutor, arteiro, aprendiz do samba, técnico em eletrônica, construtor de bibliotecas, palhaço e pai. Questionador do cotidiano e otimista por opção. Acredita no poder da colaboração como forma de expandir o amor e concretizar ideias. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado (2006) e doutorado (2018) em Processos Criativos nas Artes Visuais pelo PPGAV UFBA. É professor efetivo na Escola de Belas Artes da UFBA, responsável pelas disciplinas: Desenho V e Expressão Tridimensional III. Desenvolve intervenções poéticas no cotidiano através de ações realizadas em ambientes diversos com o GIA (Grupo de Interferência Ambiental), com o qual participou de residências artísticas e exposições. www.portifoliopiton.blogspot.com.


Montagem e Registro

Orlando

Radicado em Salvador, Bahia. Sou formado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (UFBA) com ênfase em Arquitetura e Design, e formando em Design (UFBA) com um período cursado da Área de Concentração em Cinema (IHAC-UFBA). Trabalho com design gráfico, fotografia e audiovisual e promovo o diálogo entre as metodologias de design estratégico, teoria da arte e da comunicação, o estudo do usuário e a concepção dos produtos e serviços.

Como artista, participei de feiras livres, festivais de cinema e exposições coletivas em Salvador, na Ilha de Itaparica (BA), Baurú (SP) e Avanca (Portugal); de março a abril de 2019 participei, co-idealizei e co-produzi a Rasgo, Residência — Exposição  que ocorreu pela primeira vez na Galeria Cañizares (BA), organizada pelo coletivo de arte e design Metemão, do qual faço parte.  Atualmente, sou um dos idealizadores e produtores da II Rasgo Residência e do IX Salão da Escola de Belas Artes. Desenvolvo projetos artísticos nos quais investigo as relações sociais e familiares sob a ótica das suas irremediáveis condições de contradição e impermanência. Filho único de Tânia e Orlando, neto do meio de Seu Niator e Dona Lurdes, e de Seu Orlando e Dona Geny. Afeto, família, infância, saudade e solidão são temas constantes.

Maryana do Rozário

 

Olá, pessoas, me chamo Maryana. Sou da cidade de Salvador e estudante de Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA e já atuo na área. Fiz parte de alguns projetos durante a minha jornada na EBA e fora dela também. Em meus trabalhos atuais, abordo assuntos como relacionamentos abusivos e a mulher como divindade, um ser de luz e criação. Trabalhos manuais e gambiarras são minha especialidade. Sou movida a café, artes e força do ódio. Já fui voluntária na galeria e agora faço parte da equipe de monitores no grupo de montagem e registro. 


Comunicação e Mediação

Liliane


Nasci  na cidade de Santo Estevão, no interior da Bahia; sou estudante do curso de Licenciatura em Desenho e Plástica (EBA-UFBA) e formada pelo Bacharelado Interdisciplinar em Artes (IHAC-UFBA). Faço parte da equipe da Galeria Cañizares como integrante do núcleo de mediação e comunicação.  Atualmente, minha produção artística é de  desenhos com aquarela e tinta nanquim, criando ilustrações tradicionais com desenhos de figuras femininas, com enfoque nos cabelos, e desenhos da flora. Gosto muito de literatura, que para mim, é uma grande fonte de inspiração, me levando até a ilustração de livros de poesia.


Camie


Designer em formação pela Universidade Federal da Bahia, é diretora de arte e realizadora audiovisual. Nasceu, vive e trabalha em Salvador/BA onde desenvolve projetos pessoais e comerciais em design, audiovisual e artes visuais. Também atua como diretora e artista visual. Com seus trabalhos já participou de algumas mostras e festivais de design, arte e cinema pelo Brasil e, mais recentemente, em Portugal. Entre essas participações, estão eventos como: 


  • Conferência Internacional Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação (2021, Avanca Cinema -  Aveiro/Portugal);

  • Residência-Exposição RASGO (2019, Galeria Cañizares - Salvador/BA), 

  • Mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2019, Teatro Sesc-Senac Pelourinho - Salvador/BA);

  • Mostra É tudo Design? (2019, Galeria Cañizares - Salvador/BA);

  • Festival Tela Universitária de Cinema (2018, FACOM UFBA - Salvador/BA);

  • Mostra N Design (2018, UNESP - Bauru/SP);

  • 10ª Bienal da UNE (2017, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza/CE);

  • Mostra Cinemas em Rede (2017, Cinemateca Brasileira - São Paulo/SP; Sala Redenção Cinema Universitário UFRGS - Porto Alegre/RS; CINUSP Paulo Emílio e Escola de Comunicação e Artes - ECA USP; Saladearte Cinema da UFBA - Salvador/BA; Fundação Joaquim Nabuco FUNDAJ - Recife/PE; Cine UFG - Goiânia - GO; Cine Metrópolis UFES - Vitória/ES; Cine UFSCar - São Carlos/SP; Cine Aruanda UFPB - João Pessoa/PB; Cine UFPel - Pelotas/RS; Cine Teatro Vila Rica UFOP - Ouro Preto/MG e Cine Arte UFF - Niterói/RJ); 

  • 3ª Mostra Gráfica (2017, Museu de Arte Moderna da Bahia - Salvador/BA), 

  • IV Salão da EBA (2015, Galeria Cañizares - Salvador/BA);

  • Exposição Em_Comodo (2012, Centro Cultural Dannemann - São Félix/BA).


Projeto Cañizares Versão Beta

Mariana Ordacowski


Sou Mariana, aluna do curso Licenciatura em Desenho e Plástica da EBA, UFBA. Entre muitas outras atividades, sou mãe e profissional do universo digital. Além de me interessar pelos lugares de encontro entre arte e tecnologia, nos últimos três anos venho desenvolvendo trabalhos artísticos e acadêmicos relacionados aos temas da infância e maternidade a partir do meu contexto biográfico, e expandindo para a experiência coletiva. Estou como bolsista PIBIARTES 2021 – 2022 no projeto Cañizares Versão Beta, uma construção coletiva cujo objetivo é atualizar a presença da Galeria Cañizares no contexto digital, com base nas ações desenvolvidas pela equipe durante este semestre. 


Memória e Produção

Joás


Arteiro de várias coisas. Violoncelista, bordadeiro, decorador, cenógrafo.  Formado em design de interiores pela UNIFACS em 2018, ingressou na UFBA em 2019 no curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, onde tem desenvolvido muito afeto pela educação artística. Entre os anos de 2008 e 2017, fez parte do "NEOJIBA", projeto social de formação de orquestras juvenis e infantis no estado da Bahia, onde aprendeu a tocar violoncelo, instrumento que até hoje o acompanha em sua vida. Por conta dessa aproximação de anos, muito da sua poética pessoal recebe influência direta da música e, mesmo que não esteja explícito uma letra, por exemplo, as criações visuais de Joás estão ligadas de alguma forma ao que ele ouve. Ao ingressar na UFBA, começou uma pesquisa "Teciteca" onde teve maior contato com fazeres manuais, artesanias e manufaturas ligadas ao têxtil no estado da Bahia. Por conta disso aprofundou seus estudos no bordado e busca desenvolvê-lo como sua principal poética e forma de expressão.


Ambiente Virtual

Jessica


Estudante de design na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e certificada em nível técnico pela School of Art Game and Animation (SAGA), é amante de idiomas, jogos e tecnologia. Participou de diversos projetos, como o Matgame (Nitre) e do Minha Grade IA (ICON), assim como diversos hackathons e desafios, como o da TV Aratu e o da NASA. Chegou a ganhar a premiação de 3º lugar no Bahia Faz Design e 2º lugar no Prêmio Correio de Futuro.


Caso queira conhecer mais acesse o link:

https://www.linkedin.com/in/jessicactlima/


Ufa! Minha bateria está ficando um pouco fraca, preciso recarregar e me atualizar. Esta semana estou repleta de atividades internas. 


Obrigada pela visita.



Beijos, queijos. Gê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário