sexta-feira, 20 de outubro de 2023

É tudo design? - Imagens

 





“É tudo design?” é a quarta edição da Mostra de Projetos de Design da Escola de Belas Artes, a qual objetiva promover a reflexão sobre os aspectos visíveis e invisíveis do Design, tendo em vista o rumo que seus processos e produtos vêm tomando, que questionam as ideias preconcebidas sobre os resultados dos processos de design.

Devido ao aumento do valor da informação, das tecnologias digitais e o próprio ritmo acelerado do mundo contemporâneo, o campo do Design tem se voltado cada vez mais para a experiência do usuário e seus desdobramentos, dialogando diretamente com o modelo de pensamento do design pós-industrial, direcionando o foco para os processos flexíveis, inclusivos e democráticos realizados em colaboração e com autoria compartilhada.

Cardoso (2008, p. 253) aponta que o design é uma “[...] atividade posicionada historicamente nas fronteiras entre a ideia e o objeto, o geral e o específico, a intuição e a razão, a arte e a ciência, a cultura e a tecnologia, o ambiente e o usuário [...]”. Nesse sentido, sua atuação está intimamente ligada ao tangível e ao intangível. Assim, o modo de atuação do design contemporâneo é um processo multifásico e não linear que permite iterações e aprendizados constantes.

Partindo dessa perspectiva, “É tudo design?” apresenta uma seleção de projetos realizados por estudantes, professores e egressos dos cursos de Design e Design de Interiores da Escola de Belas Artes e convoca o visitante a refletir e buscar responder: Quando as reverberações da atuação do Design na contemporaneidade se tornam visíveis?

Com um recorte interdisciplinar, as coordenações dos cursos de Design e Design de Interiores da Escola de Belas Artes apresentam, nesta exposição, a produção dos estudantes da Escola de Belas Artes/UFBA, dos egressos e dos projetos de extensão realizados academicamente para mais uma vez provocar os participantes com um velho questionamento que continua tão latente: É tudo design?

A mostra é coordenada por Taygoara Aguiar e Emyle Santos e fica em cartaz na Galeria Cañizares até 1° de novembro de 2023, com horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Galeria Cañizares fica na Av. Araújo Pinho, 212, Canela, Salvador. A entrada é pelo portão principal da Escola de Belas Artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário