sexta-feira, 10 de março de 2023

"Cañizares" by Maria Adair



A abertura da exposição A Gravura na Bahia a partir da EBA/UFBA, na tarde do dia 7 de março, na Galeria Cañizares, marcou também a inauguração de instalação de obra de Maria Adair.

Maria Adair foi muito atuante no exercício da docência na Escola de Belas Artes e nas atividades artísticas. Ela produziu estes nove trabalhos que vemos na parede em 2021, feitos com caneta esferográfica, folha de cobre, prata, metais variados sobre papel craft e medindo 31 x 31cm, cada. Cada unidade apresenta uma das letras que compõem o nome “Cañizares”, de Miguel Navarro Y Cañizares, artista idealizador e fundador da Academia de Arte da Bahia (1877) e que empresta seu nome à Galeria da Escola de Belas Artes.

O conjunto foi instalado na parede do vestíbulo da Galeria Cañizares, próximo do livro de assinaturas e à entrada principal do espaço expositivo. A obra foi doada pela artista e ex-professora à EBA UFBA no dia da posse do Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira como Diretor da Escola de Belas Artes - EBA UFBA, no Salão Nobre.

Ladeando a obra de Maria Adair vemos, na primeira foto, Nanci Novais (curadora da mostra), Hilda Oliveira e Terezinha Dumet; e na segunda, a pedagoga Marcia Lyra e as artistas Hilda Oliveira e Terezinha Dumet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário