terça-feira, 28 de março de 2023

"Incandescências" abre ao público dia 29 de março

 


A exposição Incandescências tem sua abertura na quarta-feira, 29 de março, às 17h, na Galeria Cañizares. A mostra é fruto das pesquisas de pós doutorado realizadas por Tonico Portela ao longo de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA, sob a supervisão do professor Dr. Eriel Araújo, quem também assina a curadoria da exposição.

Às 17h30 do dia de abertura o artista realizará a instauração intitulada Acenda a lâmpada..., juntamente com a participação do público. Tonico Portela é docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira e seu trajeto criativo tem se pautado em questões da espiritualidade nas artes visuais, utilizando linguagens como fotografia, vídeo, performance, objetos e instalação.   

A exposição permanece em cartaz até 11 de abril, na Galeria Cañizares (Av. Araújo Pinho, n. 212, Canela, Salvador) e tem seu horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


sexta-feira, 24 de março de 2023

Incandescências


A Galeria Cañizares lhe convida para a abertura da exposição Incandescências, no dia 29 de março, quarta-feira, às 17h, sendo que às 17h30 o artista, juntamente com a participação do público, realizará a instauração "Acenda a lâmpada...". 

Essa mostra é fruto das pesquisas de pós doutorado realizada por Tonico Portela ao longo de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFBA, sob a supervisão do professor Dr. Eriel Araújo, quem também assina a curadoria da exposição.

Tonico Portela é artista-professor-pesquisador na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, no Centro de Artes, Humanidades e Letras. Seu trajeto criativo tem se pautado sobre as questões da espiritualidade nas artes visuais, utilizando linguagens como fotografia, vídeo, performance, objetos e instalação.   

A Galeria Cañizares integra a Escola de Belas Artes da UFBA, à Av. Araújo Pinho, n. 212, Canela, Salvador, e tem seu horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 


 

segunda-feira, 20 de março de 2023

Últimos dias da exposição "A Gravura na Bahia a partir da EBA/UFBA"

Últimos dias para visitar a exposição Gravura na Bahia a partir da EBA/UFBA, na Galeria Cañizares, em cartaz até quarta-feira, 22 de março.

A mostra celebra os 70 anos da Gravura na Bahia, a partir da Escola de Belas Artes da UFBA, e objetiva dar visibilidade ao importante papel da Escola de Belas Artes no desenvolvimento da gravura artística baiana. A curadoria é dos artistas/professores Evandro Sybine e Nanci Novais, com a colaboração de Adriel Figuerêdo.

O horário de visitação é das 9 às 17h.

Para estimular sua visita apresentamos, abaixo, um roteiro visual da exposição.


Primeira sala da Galeria, com o acervo da Escola de Belas Artes.

Primeira sala com a Coleção da artista plástica e gravurista Hilda Oliveira (à esquerda) e Coleção do artista plástico e restaurador José Dirson Argolo (à direita).

Vista geral das salas 1, 2 e 3 da Galeria Cañizares com a Coleção de Hilda Oliveira e, ao fundo a Coleção do artista plástico e gravurista Juarez Paraiso.

Coleção do artista plástico Josemar Antônio (à esquerda) e discentes gravadores (à direita).

Produção dos atuais discentes gravadores da Escola de Belas Artes (à esquerda) e Coleção de Antonello L’Abbate (à direita).

Vista geral da exposição a partir da sala 4 da Galeria Cañizares.

Coleção do artista plástico Antonello L’Abbate.




 

terça-feira, 14 de março de 2023

Visita guiada com Evandro Sybine


O Prof. Evandro Sybine realizará visitas guiadas na Galeria Cañizares nos dias 15/03 (quarta-feira) e 17/03 (sexta-feira), em horários entre 9h e 17h (que é o horário de funcionamento da galeria). As visitas são gratuitas e abertas ao público.

Evandro Sybine é professor da Escola de Belas Artes e um dos curadores da exposição. Esta é uma oportunidade para conhecer mais sobre as técnicas da gravura e as histórias associadas aos trabalhos expostos.


 

sexta-feira, 10 de março de 2023

"Cañizares" by Maria Adair



A abertura da exposição A Gravura na Bahia a partir da EBA/UFBA, na tarde do dia 7 de março, na Galeria Cañizares, marcou também a inauguração de instalação de obra de Maria Adair.

Maria Adair foi muito atuante no exercício da docência na Escola de Belas Artes e nas atividades artísticas. Ela produziu estes nove trabalhos que vemos na parede em 2021, feitos com caneta esferográfica, folha de cobre, prata, metais variados sobre papel craft e medindo 31 x 31cm, cada. Cada unidade apresenta uma das letras que compõem o nome “Cañizares”, de Miguel Navarro Y Cañizares, artista idealizador e fundador da Academia de Arte da Bahia (1877) e que empresta seu nome à Galeria da Escola de Belas Artes.

O conjunto foi instalado na parede do vestíbulo da Galeria Cañizares, próximo do livro de assinaturas e à entrada principal do espaço expositivo. A obra foi doada pela artista e ex-professora à EBA UFBA no dia da posse do Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira como Diretor da Escola de Belas Artes - EBA UFBA, no Salão Nobre.

Ladeando a obra de Maria Adair vemos, na primeira foto, Nanci Novais (curadora da mostra), Hilda Oliveira e Terezinha Dumet; e na segunda, a pedagoga Marcia Lyra e as artistas Hilda Oliveira e Terezinha Dumet.


quinta-feira, 2 de março de 2023

A Gravura na Bahia a partir da EBA/UFBA


A GRAVURA NA BAHIA A PARTIR DA EBA/UFBA é uma exposição que tem a curadoria dos artistas/professores Evandro Sybine e Nanci Novais, e a colaboração de Adriel Figueiredo.

A mostra abre dia 07/03 (terça), às 17h, na Galeria Cañizares, e visitação de 08 a 22 de março de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

O propósito da exposição é celebrar os 70 anos da Gravura na Bahia a partir da Escola de Belas Artes da UFBA, com o intuito de dar visibilidade ao importante papel da referida Escola no desenvolvimento da gravura artística baiana. 

Nesse sentido, a mostra propicia uma visão panorâmica através da coleção do acervo da EBA/UFBA e de coleções de acervo de particulares, tais como as coleções de Josemar, Hilda Oliveira, José Dirson Argolo, dentre outros, e apresentam obras de grandes mestres como Mario Cravo Jr. Juarez Paraíso, Antonello L’Abbate, Calasans Neto, Hansen Bahia e Carybé.