quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Ex libris



 

Ex libris é uma exposição que está em cartaz na Galeria Cañizares até 11 de outubro e cuja visitação se dá das 13 às 18h, de segunda a sexta-feira. Trata-se de uma mostra/convite para ver e ler livros e publicações de artista e que evidencia que além das palavras se pode pensar o livro como criação artística e meio para exercícios, experimentações, pensamentos, materializações, investigações e questionamentos.

A mostra reúne doações de livros e publicações de artistas recebidos, em diálogo com diversos projetos e atividades da Escola de Belas Artes, tais como os projetos Tiragem - Laboratório de Livros, coordenado por Taygoara Aguiar e o.livro.de.artista, idealizado por Daniela Steele e Susana Bravo, além de parcerias e interlocuções decorrentes de atividades de pesquisas, ensino e extensão de diversos professores da Escola.

Ex libris é como são chamadas as vinhetas desenhadas ou gravadas inseridas nas páginas iniciais ou finais dos livros e que indicam a quem pertencem ou estão relacionados. No contexto da exposição na Cañizares Ex libris designa a transferência destes objetos para um acervo específico na universidade pública, que amplia as possibilidade de estudo destes materiais, muitas vezes ligados a uma circulação restrita. Assim, se cria um espaço de leitura e de encontro, e marca-se a retomada do processo de implementação do acervo de livros de artista da Escola de Belas Artes da UFBA iniciado em 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário