Miguel
Navarro y Cañizares
e a fundação da Academia de Belas Artes da Bahia
Miguel Navarro y Cañizares foi um
pintor espanhol, natural de Valência (Espanha), nascido em 29 de setembro de
1834 e falecido em 24 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro, onde
viveu e atuou artisticamente por mais de 30 anos.
Em 24 de outubro de 2013 se
completa o centenário de morte deste ilustre artista e fundador-idealizador da
então Academia de Belas Artes da Bahia (1877). E para homenagear seu fundador, a
Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, através da Galeria
Cañizares, apresenta à comunidade baiana a exposição Miguel Navarro y
Cañizares e a fundação da Academia de Belas Artes da Bahia.
A Exposição está dividida em três
módulos cronológicos da trajetória artística, profissional/institucional e
biográfica de Cañizares, sendo o primeiro módulo referente a sua formação
acadêmica na Real Academia de San Carlos
de Valência (1845 a 1858) e na Real Academia
de Belas Artes de San Fernando, bem como seu aprimoramento de estudos em
Roma (Itália). Este módulo revela também parte da sua atuação artística na
Europa e Américas do norte e sul, sua participação em várias Exposições
Nacionais de Belas Artes em Madri e as importantes encomendas de trabalhos que
lhe proporcionaram diversos títulos e condecorações ao longo deste período.
No segundo módulo, a exposição aborda
a chegada de Cañizares ao Brasil e dissemina muitas informações revistas e atualizadas
e que preenchem lacunas na compreensão sobre a vida de Cañizares, suas relações
profissionais e artísticas com o meio sócio-cultural de Salvador (BA), onde
primeiramente se estabeleceu com sua família. Sobretudo, este módulo desvela os
contextos em que foi fundada por ele a Academia de Belas Artes da Bahia,
desmistificando uma fundação baseada em embate entre um artista estrangeiro e a
comunidade artística baiana. Revela também os contextos e aportes para a
institucionalização acadêmica do ensino das artes plásticas na Bahia. Este
módulo apresenta ainda a rica produção artística de Cañizares, seja por
encomendas de particulares ou de instituições religiosas e educacionais, seja
por produção própria. Traz também alguns fatos particulares da vida do artista,
tal como ter sido membro da maçonaria baiana.
O terceiro e último módulo
apresenta parte da sua produção e premiações artísticas no Rio de Janeiro, onde
viveu até seus últimos dias de vida.
Concernente com sua biografia, ao
longo dos três módulos são revelados traços biográficos inéditos do pintor,
destacando-se a árvore genealógica de seus descendentes.
Deste modo, a exposição apresenta
uma listagem de um total de 74 obras de Miguel Navarro y Cañizares,
até o presente identificadas e localizadas. Expõem 7 obras originais do artista e mais 3 de discípulos seus da Academia de Belas Artes da Bahia, todas pertencentes
ao acervo da EBA-UFBA, e destaca mais 14
obras, através de reproduções fotográficas, com localização em Barcelona (Espanha),
Rio de Janeiro e Salvador (BA). São apresentadas também reproduções fotográficas
da primeira sede da Academia de Belas Artes da Bahia (o Solar Jonathas Abbot),
e também documentos sobre a vida particular e carreira artística do pintor, estes
últimos doados ao Arquivo Histórico da EBA-UFBA por Fernando de Castro Lopes,
tataraneto de Cañizares.
Para tanto, toda a exposição foi
fundamentada na dissertação de mestrado de Viviane Rummler da Silva[1],
intitulada “PINTORES FUNDADORES DA ACADEMIA DE BELAS ARTES DA BAHIA: João Francisco
Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913)”.
Viviane
Rummler da Silva
Curadora
[1]
Viviane Rummler da Silva é mestra em Artes Visuais pelo Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV da Escola de Belas Artes – EBA da
Universidade Federal da Bahia – UFBA.
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